50 Anos de existência

domingo, 17 de outubro de 2010

Nasci...vivi...amei o livro...amei a arte!

Ao longo da minha vida sobre o meu travesseiro sonhei com as mãos do meu pai e tio, e pensava eu, como é possível?
Das suas mãos nasciam relíquias com um esplendor inolvidável, e perguntava-me qual o segredo que eles guardavam, procurei na minha tenra idade aprofundar esta arte, e verifiquei que o seu significado e importância ultrapassavam todos os limites do imaginário. Tudo era belo, tudo se transformava num brilhantismo que comovia o verdadeiro amante da arte literária. Percorri pelos vários cantos do País grandes bibliotecas, e com emoção decifro as obras que foram produzidas pela minha família, consigo visualizar à distância, o requinte, o toque de originalidade dos mestres da encadernação. Emociono-me! O meu pai desde os seus 13 anos de idade se dedica à arte de gravar o couro ou percalina a ouro, é o maior mestre nesta área do Mundo, e com humildade não tenho dúvidas em o afirmar.
Das suas mãos já nasceram obras de relevo expostas no Vaticano, uma capa luxuosa oferecida aquando da 2ª visita do Papa João Paulo II, e ainda ao nosso Presidente da República Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, que tem ao seu dispor trabalho destes artistas que nos fazem  transportar para a Idade Média.
Tenho orgulho em possuir um pai e tio com estas qualidades, sempre trabalhando no anonimato, mas que agora reconheço que lhe devem prestar  a devida homenagem, quando o meu pai completa este ano 76 anos,  63 anos ao serviço da encadernação no Mundo, porque muito poucos já possuem os conhecimentos adquiridos por estes sábios da encadernação.
Numa pequena oficina humilde, sem publicidade, ao longo de cinquenta anos trabalharam para os maiores alfarrabistas e amantes do livro.
Que orgulho em nascer, viver e amar a arte dos livros nos verdadeiros mestres!

Carlos Simões

Um comentário:

  1. É para ficar cheio de orgulho mesmo.
    Eu vejo esse trabalho como um toque final na obra. Grandes obras se tornam mais belas ainda com uma encadernação artística bem feita. Obras fracas ganham força quando encadernadas dessa forma.
    A capa do livro é uma proteção, uma apresentação, e em grande parte das vezes, uma introdução.
    Uma arte que resiste ao tempo e mantém a qualidade.
    Desejo que a Encadernação Florindo & Costa Lda alcance ainda lindos vôos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir