50 Anos de existência

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Os Licenciados que desejam aprender a arte

Recebemos nas nossas instalações licenciados que desejam a aprender a arte do livro. Realmente todo este mundo é deslumbrante, de paixão, de cultura, uma verdadeira Universidade técnica que nos faz esquecer os problemas do quotidiano.
Ao entrarem no nosso local de trabalho, no nº37, tudo se esquece, os trambolhões da vida, a crise económica, os políticos.
Este ofício, gosto mais de o chamar assim, liga-nos a um outro Universo, como em qualquer "País das Maravilhas".
Mas sentimos que o tão discutido "Estado Social" se esquece destes verdadeiros artesãos que desaparecem com o decorrer dos anos, e a nossa tradição e história esfuma-se sem conseguirmos vislumbrar tudo isso à distância!
Estes mestres do ofício não são devidamente protegidos pelo nosso País real, e os poucos que ainda resistem fecham as portas sem seguidores. Perdemos todos!
Fomos visitados por licenciados que desejam aprender esta arte, mas todos nós sabemos que qualquer profissão artesanal é mal paga, não se enriquece e o futuro acaba por não ser risonho. Depois ainda temos os impostos que os temos que pagar como qualquer PME, pagamentos por conta que nos asfixiam.
Nestas circunstâncias os jovens perdem o sonho, e foi difícil ver alguns a chorar pelos cursos que seguiram, e a dificuldade de não conseguirem um emprego. Nós abrimos as nossas portas para aparecerem, e estamos dispostos a deixar as nossas técnicas aos aprendizes, mas as dificuldades são extremas e somos esquecidos pela sociedade.
Mas acredito que melhores tempos virão, porque somos imprescindíveis neste Portugal de costas viradas para a sua história!

Carlos Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário